Últimas

Post Top Ad

Your Ad Spot

05/09/2019

Me Indicaram | Agência Oasys Cultural: Desamparo, Fred Di Giacomo

O "quadro" Me indicaram será dedicado a livros, sejam lançamentos ou não, os quais recebi alguma recomendação de um leitor, familiar, parceiro e afins (e que acredito que seja de interesse de vocês)!

"Impulsionado por questões do passado, o livro causa uma série de dúvidas sobre o presente", Jornal Estado de S. Paulo (SP)

Amazon

Nota/Sinopse da editora:
         A História da colonização do Oeste paulista, escrita a ferro, fogo e sangue, é recontada por Fred Di Giacomo em uma narrativa ágil e bem humorada, que remete aos westerns de Sérgio Leone, à violência pastiche de Tarantino e ainda ao realismo mágico de García Marquez.
         Conterrâneo dos personagens verídicos que desfilam por este livro, o autor nos apresenta a viúva Maria Capa Negra, que foi, de fato, ama de leite de Dom Pedro II; a pioneira Maria Chica, que realmente existiu e teve uma filha chamada Rita – nome da tia de Fred “que acendeu o rastilho de pólvora desta história”. Rita busca vingar a memória de seu pai, Modesto Moreira, único fazendeiro negro livre da cidade fictícia de Desamparo, que perdeu tudo ao ser acusado, injustamente, de ter violentado uma índia kaingang.

"Di Giacomo mistura narração histórica tradicional com realismo mágico e referências a faroeste, passando de um gênero ao outro com habilidade", Jornal O Globo (RJ)

         Tudo isso confere a ao romance de Fred Di Giacomo um clima de Hamlet do sertão. Desamparo é um romance histórico inventivo, fluente e cativante, bem amparado em pesquisa acurada que incluiu visitas a museus, audição de entrevistas raras com pioneiros do Oeste Paulista, pesquisa iconográfica, leitura de jornais e livros da época e conversa com historiadores. Entretenimento e informação cultural de alta qualidade.

Fred Di Giacomo se define como um caipira punk nascido em Penápolis, sertão paulista. Autor de sete livros (entre não ficção, prosa e poesia), entre eles, Canções para ninar adultos, Haicais Animais e Prato Firmeza – guia gastronômico das quebradas de SP, finalista do Prêmio Jabuti. Como músico e letrista, gravou dois discos na banda Bedibê. Mora atualmente na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião e ajude o Baú!

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas