Últimas

Post Top Ad

Your Ad Spot

31/01/2015

O Projeto Rosie, Graeme Simsion

Saudações õ/

O Projeto Rosie foi o livro escolhido para discutirmos no Clube do Livro Online deste mês. Quem não conhece o projeto entre neste link (#) conheça e se puder participe! Eu e a Ana do blog Da Literatura somos as organizadoras do projeto e ficaremos felizes caso participem ;)

Titulo: O Projeto Rosie
Gênero:  Chick-lit
Autor: Graene Simsion
Formato: Kindle 
Editora: Record
Páginas: 320
Ano: 2013
Nota: 5/5 
"Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro."

      Quem já acompanha o blog há alguns meses sabe que este é um dos gênero que mais corro para longe do que qualquer outro, nunca me interessei nem por filmes desta temática tão romantica e engraçada. O gênero deste mês para o Clube do Livro Online foi Chick-lit/comédia e por  meio de votação este foi o livro escolhido. Eu tinha de ler, era um compromisso.

      No começo foi pésssimo, não pelo livro na verdade mas por mim mesma, quando não gosto de uma coisa costumo a ter muita aversão a ela ou qualquer coisa que seja semelhante então meio que comecei a leitura como uma obrigação sabe, o mesmo sentimento de ter de ler os livros que o colégio solicita. Em menos de 100 páginas eu já tinha mudado completamente minha forma de avaliar ele que surpreendi com as dezenas de risadas que ele estava me arrancando. Mágico!

      Don Tillman é um geneticista (olha que coisa linda gente ^^) renomado e professor da mesma área. Aos 39 anos ele era solteiro e sem qualquer esperança de alteração em seu status por todo o resto da vida, o que se deve principalmente ao comportamento no mínimo peculiar que ele exerce em suas rotinas. Sendo uma pessoa estremamente perfeccionista e severe em centenas de coisas ele decide que se por ventura achar alguém com que possa dividir sua vida por um longo tempo ela deveria passar por um teste.
"Ao contrário de Gene e Claudia, e pelo visto da maioria da raça humana, não me afeto emocionalmente com histórias de amor. Parece que não sou programado para esse tipo de reação."
      Ele sem dúvida alguma foi o personagem mais divertido de todos os meus poucos anos de leitora! Para quem assiste a brilhante série The Big Bang Theory, Dr.Sheldon Cooper poderia ser muito bem o irmão de Don. Seus conhecimentos científicos - e a necessidade de aplica-los em tudo ao redor -, Suas manias organizacionais e seu humor nerd são tão parecidos que me atraiu ainda mais, já que Sheldon é um dos meus personagens favoritos de toda a minha vida (depois de 10th Doctor e Sherlock é claro). Também não pude deixar de reparar algumas semelhanças entre mim e ele o que até agora não me decidi ser algo positivo ou negativo.

      Com a intenção de encontrar uma esposa perfeita ele cria o Projeto Esposa, que consiste em um gigantesco formulário de perguntas científicas e comportamentais. Segundo ele uma esposa perfeita deveria saber muito bem matemática,física, química, tem interesse em Genética, não fumar, não ser vegetariana, gostar de todos os tipos de sorvete, não usar maquiagem entre outros pré requisítos para um relacionamento de longo prazo. Está explicado porque Don não tinha arrumado um esposa até essa idade! Nossa!!

      Depois de inumeras tentativas eis que aparece em sua vida Rosie, uma garota completamente inadequada para qualquer tipo de relacionamente. Como ele tem problemas em se relacionar com pessoas (o que explica seu excasso números de amigos), o que pode-se acrescentar tocar em pessoas (olha o Sheldon aí minha gente) até mesmo uma relação de amizade com Rosie era incorreta. Mas como dizem as coisas sempre podem mudar.
" - Gene me mandou a mulher mais incompatível do mundo. Uma garçonete. Atrasada, vegetariana, desorganizada, irracional, nada saudável, fumante - fumante! -, com problemas psicológicos, que não sabe cozinhar, é matematicamente incompetente, com uma cor de cabelo artificial. Acho que ele estava fazendo uma brincadeira comigo."
      Por vários motivos Don se vê próximo de Rosie a cada dia que se passa e aos poucos ele vai percebendo que viver em torno de padrões e horários rigorosamente planejados pode não ser a única maneira correta de agir. E aí que tudo na vida deste homem peculiar começa a mudar.
"Se ela soubesse quantos amigos eu tenho, talvez tivesse se dado conta do grande elgio que havia me feito"
      É incrível a quantidades de risadas que a obra de Graeme provocou em mim, nunca tinha rido tanto em livros na minha vida! A narrativa leve e descontraída fizeram com que Don fosse o personagem mais divertido de todos os tempos, peculiar, mas divertido.

      O Projeto Rosie é um livro indispensável para quem quer uma leitura leve bem humorada, todos deveriam ler e até mesmo aqueles que detestam o gênero devem dar uma chance para ele. Eu concordo que as coisas são previsíveis mas a forma com que acontece é o tham do négocio! LEIAM 
"- Se você realmente ama uma pessoa - prosseguiu Claudia -, deve estar preparado para aceitá-la como ela é. Você pode até esperar que um dia ela acorde e faça aquelas mudanças, mas pelos próprios motivos dela."
       Depois deste resolvi dar mais chances com livros do mesmo gênero que inclusive peço a ajuda de vocês nisso, se tiver algum livro nesta mesma pegada por favor me falem ;)

Uma dica para vocês, não leiam a sinopse do Skoob ela contém spoiler o.O

Playlist:
E você, já leu este ou algum parecido? Conta para mim!
Abraços, 
Carolina Piovesan


4 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro, mas como vi que não é volume único vou esperar um pouco mais. O segundo livro está previsto para o segundo semestre desse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Mas acredita que eu não sabia disso não? Apesar de ter tido uma pequena brecha para outro livro eu nem me liguei muito o.o

      Excluir
  2. Oi, Carol! Tenho muita vontade de ler O Projeto Rosie, parece ser um livro bem legal. Essa capa é muito fofa! Acho que li a sinopse desse livro no Skoob, mas faz tanto tempo que nem lembro direito, o spoiler não vai ser problema hahahaha. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que não se lembra Gabrielle! Perde um pouco a graça depois de ler a sinopse do skoob. Mas leia O Projeto Rosie, como eu disse foi uma supresa muito mas muito boa ;)

      Beijos! Até mais ;)

      Excluir

Dê sua opinião e ajude o Baú!

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas