[Resenha] - Um Estudo em Vermelho, Arthur Conan Doyle

Olá leitores!


Gênero: Investigativo, Ficção Britânica
Título (Original): A Study in Scarlet
AutorArthur Conan Doyle
Editora: Ática         
Páginas: 253
Edição/Ano: 2° Edição, 1996




O cadáver de um homem, nenhuma razão para o crime. É a primeira investigação de Sherlock Holmes que fareja o assassino como um “cão de caça”. Lamentava-se de que “não há mais crimes nem criminosos nos nossos dias”, quando, nesse instante, recebe uma carta a pedir a sua ajuda — o cadáver de um homem foi encontrado numa casa desabitada, mas não há qualquer indício de roubo ou da natureza da morte. Sherlock Holmes não resiste ao apelo, mas sabe que o mérito irá sempre para a Polícia. -Skoob





Porque este livro?

Eu já tinha lido outro livro do Sir. Arthur Conan Doyle chamado “O Cão de Baskerville” mas faz uns dois anos e ainda lembro que amei a estória, então queria ler outro livro do Doyle e o único que me veio em mente – e o que único que eu tinha em casa – foi “Um Estudo em Vermelho”.


Enredo
  Escrito em primeira pessoa, pelo ponto de vista do querido Dr. Watson o livro é a primeira aventura do maravilhoso investigador Sherlock Holmes. A estória foi publicada na revista Beeton’s Christmas Annual em 1887, quando Doyle ainda não era Sir, encantou seus leitores logo de imediato, e não foi por menos já que se tratava do melhor investigador que o mundo literário já havia visto.

  Voltando ao enredo, somos apresentados ao Dr. John H. Watson a procura de um local para morar que seja barato e limpo, em contra tempo o “cientista maluco” Sr.Holmes também está à procura de um lugar para morar e é ai que eles se conhecem.

 De imediato o Dr.Watson percebe que seu novo companheiro de apartamento não é um homem como os outros, ele tem suas peculiaridades que não são poucas que vão desde tiques a doses de venenos e si mesmo.

  Com o passar dos dias Watson fica cada vez mais curioso com a profissão do homem, e também com o tamanho conhecimento sobre variados assuntos que Holmes guarda dentro de si. Até que um dia um homem da polícia bate em suas portas pedindo ajuda a Sherlock em um caso misterioso de assassinato sem ferimentos em uma antiga casa abandonada.


Narrativa

  Não tem como não se apaixonar pela escrita, tudo nela é convidativo. O suspense é na medida correta e o Holmes ele é fascinante, louco, mas indescritivelmente fascinante.

   Não sei se é correto comparar Doyle com Agatha Christie, porém me arrisco a dizer que a escrita dele é centenas de vezes melhor do que da Agatha, porém não vou deixar de lê-la rsrs.



Conclusão

  Amei o livro, recomendo a todas os leitores de todas as idades! E tenho certeza de que Um Estudo em Vermelho é o meu livro favorito do autor!

  Estou pensando em ler os livros do Doyle em ordem de escrita cronológica o que acham?

“(...) Conan Doyle comentou que Bell daria um detetive, voltado a métodos científicos, um tanto parecido com o Auguste Dupim de Edgar Allan Poe, um de seus autores favoritos.” – Conan Doyle – Como se fabrica um detetive. (Edição Editora Ática)

Ele gostava do Poe <3.

Classificação 5/5 Favorito!
 








Sir Arthur Ignatius Conan Doyle (22 de Maio de 1859 – 7 de Julho de 1930) foi um escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal.

Share on Google Plus

About Carolina Piovesan

Oi prazer, me chamo Carolina Piovesan mas pode me chamar de Carol. Tenho 26 anos sou formada em 2 graduações (sistemas e Biomedicina) e tenho algumas várias pós graduações.📜Sou proprietária e Artesã da loja literária Lórien Club e além disso, sou CLT como Product Owner em uma empresa Tech/Saúde 💻.

0 Comentários:

Postar um comentário

Dê sua opinião e ajude o Baú!