[Resenha] Desventuras em Série - Serraria Baixo-Astral


Desventuras em Série: Serraria Baixo-Astral

Título (original) : The miserable mill
Autor: Lemony Snicket
Ilustrador: Brett Helquist
Páginas: 172
Editora: Cia. Das Letras  


" Caro Leitor,
Para o seu bem, espero que ao escolher este livro você não tenha sido movido pelo desejo de uma leitura agradável. Se seu desejo era esse, aconselho que feche o livro imediatamente, pois, de todos os volumes que contam a vida infeliz dos órfãos Baudelaire, SERRARIA BAIXO-ASTRAL talvez seja o mais triste até agora. Violet, Klaus e Sunny Baudelaire são mandados a Paltryville para trabalhar numa serraria, e ali, lamento informar, deparam-se com coisas terríveis, tais como uma gigantesca pinça mecânica, bifes do tipo sola de sapato, uma hipnotizadora, um horrível acidente que causará ferimentos e um homem com uma nuvem de fumaça no lugar da cabeça.
Prometi escrever a história completa dessas três pobres crianças, mas você não fez nenhuma promessa de lê-la. Portanto, se preferir histórias mais confortadoras, não tenha cerimônia: sinta-se inteiramente livre para fazer outra escolha.
Respeitosamente,

Lemony Snicket "

  




 Porque este livro?

      Como já havia postado aqui no blog os três anteriores volumes do Desventuras, achei coerente dar continuidade e também por curiosidade, vamos ser francos, que quando começamos uma saga sempre da uma vontade de continuar com a leitura mesmo tendo uma certa mesmice ao passar dos livros.



 Enredo

      A história em si, se assemelha aos volumes anteriores, aonde os órfãos Baudlaire (Violet, Klaus e Sunny)  são "jogados" para tutores diferentes, sendo um de seus tutores anteriores o maldoso Conde Olaf, que persegue as crianças com o objetivo de por a mão na fortuna deixada pelos pais dos órfãos. O tutor do livro 4 é o Senhor, dono de uma Serraria que as crianças são sujeitas a frequentar e trabalhar.



 Narrativa

       Como já mencionado o livro ficou naquela coisa super óbvia do que ia acontecer, o que é um pouco desanimador, apesar dos outros 3 livros terem o Conde Olaf atrás das crianças com seus disfarces absurdos, esperava mais do livro quatro, estava ansiando por algo diferente - confesso meu desapontamento - mas de qualquer forma pra quem começou a ler a série pelo livro 4, não fica "perdido" pois o autor sempre da uma introdução sobre os fatos anteriores.
      Na Serraria as  pobres crianças são forçadas a trabalhar, com direito a horário de almoço (sem almoço) e com materiais altamente perigosos para a suas consecutivas idades.              Obviamente o vilão vem a tona disfarçado novamente para conseguir o que tanto quer: A fortuna.
                                                  
Personagens

Violet Baudelaire: Irmã mais velha dos Baudelaire, uma inventora capaz de criar coisas inimagináveis para alguém de sua idade.
Klaus Baudelaire: Um garoto tão inteligente quanto sua irmã mais velha, é amante de livros os quais mantem como melhores amigos, e que veem a calhar na trama.
Sunny Baudelaire: A caçula e não menos importante, mesmo sendo um bebê e não tendo domínio das palavras seus dentes afiados são extremamente úteis.
Conde Olaf: O vilão da saga, o qual tem como meta o dinheiro deixado pelos pais dos órfãos.
Senhor: Não tem bem um nome certo, e segundo o próprio Lemony Snicket , não saberemos sua identidade até o fim da série. Tutor das crianças, dono de uma Serraria, e não muito agradável.
                                  
(há diversos outros personagens)       

Conclusão

     O livro é interessante sim, mas como mencionei esperava mais, não o criticando pois de fato os outros livros são apaixonantes, vale a pena lê-lo, uma leitura diferente, um tanto pessimista mas fácil de ser compreendida.  






    Sobre o autor:

             Para quem não sabe Lemony Snicket é um pseudônimo o qual Daniel Handler usa para assinar seus livros e aonde participa indiretamente da história. Atualmente Daniel é casado com Lisa Brown, uma artista gráfica.


                                                             

Share on Google Plus

About Unknown

Oi prazer, me chamo Carolina Piovesan mas pode me chamar de Carol. Tenho 26 anos sou formada em 2 graduações (sistemas e Biomedicina) e tenho algumas várias pós graduações.📜Sou proprietária e Artesã da loja literária Lórien Club e além disso, sou CLT como Product Owner em uma empresa Tech/Saúde 💻.

1 Comentários:

Dê sua opinião e ajude o Baú!