[Resenha] - Lucíola por José de Alencar

Olá, pessoal!!!


  Primeiramente quero justificar minha ausência no Baú. Como era fim de bimestre no colégio, estava aquela correria com entrega de trabalhos, provas e mais provas. Resultado: sumi do blog.
  Dei prioridade aos estudos deixando o blog um tanto de lado. Mas o que importa é que estou de férias (Yeah!) e vou tentar atualizar com calma todas as postagens que estão em falta com vocês que nos acompanham.

  Esclarecimentos a parte, vamos a resenha de hoje: "Lucíola" clássico de José de Alencar. Sei que muitos iram dizer que é muito cedo para ler este tipo de livro, mas acontece que é um titulo que cai em alguns vestibulares e mesmo que não irei prestar vestibular agora, acho melhor me acostumar com este estilo de leitura que é sugerido para quando tiver de lê-los por obrigação seja mais rápido e simples já que eu terei um ideia do que vou encontrar neles. Ler um livro forçado já é muito ruim, pior é ler um livro com linguagem totalmente diferente da qual você já esta acostumado.

  Entrando nesta "onda", escolhi "Lucíola" escrito em 1862. Confira:


Editora deste exemplar: Escala 
Páginas: 127

Sinopse:
"Lucíola é um romance urbano, cujo tema central não poderia deixar de ser o amor; só que é um amor sublimado, idealizado, capaz de grandes renúncias e sacrifícios.
  Paulo, personagem principal, apaixona-se por Lúcia, uma disputada prostituta da cidade de Rio de Janeiro. Após relutar muito a jovem rende-se aos encantos de Paulo, ansiando morrer em seus braços" 
Primeiro volume da trilogia Perfil de Mulheres.


   Paulo rapaz de 25 anos, pernambucano, conta através de cartas a uma misteriosa senhora, seu romance vivido anos atras. Recém chegado ao Rio de Janeiro, Paulo sai na companhia de seu amigo para conhecer a cidade, e é neste passeio a noite em que ele a vê pela primeira vez: bela e delicada.

  Passam-se alguns dias e Paulo é convidado a conhecer ou melhor, a participar da festa de Nossa Senhora da Glória, onde finalmente ele descobre a verdadeira identidade da moça que lhe encantou desdo o primeiro instante. Seu nome é Lúcia, a prostituta mais cobiçada de toda a cidade. 

 Paulo tentando um contato a mais, depara-se com Lúcia o recusando, porém dias depois a jovem joga-se nua em seus braços. Até ai história normal, mas em vez da prostituta se apaixonar pelo homem primeiro como em outros livros, em Lucíola e ao contrário. Paulo se apaixona pela moça que a todo momento luta contra o sentimento que apesar de escondido, cresce dentro de si.

  O enredo e incrível, de antemão posso adiantar que nem sempre o que é dito é verdade, e as razões pelas quais não são, estão muito bem construídas ao longo do livro. Resumindo uma bela história de amor.




Leitura recomendada, e mais uma dica que na verdade vele para todos os livros: Não deixe de lê-lo pelo o que os outros falam, ou pela capa. Minha expectativa com a leitura era baixa, pois pensei que só iria encontrar cenas de sexo e mais sexo, no final mudei totalmente meu ponto de vista. 

Leitores, espero que tenham gostado da resenha e mais uma vez peço desculpas,

Até.


Share on Google Plus

About Carolina Piovesan

Oi prazer, me chamo Carolina Piovesan mas pode me chamar de Carol. Tenho 26 anos sou formada em 2 graduações (sistemas e Biomedicina) e tenho algumas várias pós graduações.📜Sou proprietária e Artesã da loja literária Lórien Club e além disso, sou CLT como Product Owner em uma empresa Tech/Saúde 💻.

1 Comentários:

  1. Esta tudo bem ,eu também estive meio sumida no meu blog devido a minha mudança de residência , e com isso também atrasei tudo .

    Gostei bastante da resenha , acho que poderia ser super agradavel .

    Beijinhos <3

    ResponderExcluir

Dê sua opinião e ajude o Baú!