"Estilo literário que lida com a ciência, tanto real quanto imaginada, e seu impacto numa determinada sociedade. Desenvolveu-se a partir do século XIX em especial com os avanços da ciência moderna nas áreas da Física, Química, Informática, Geologia e Astronomia." - Momentum Saga.
Em geral também é relacionada a Ficção Fantástica e Terror. Podemos dizer que foi "criada" inicialmente por Júlio Verne em 1926, mas ganhou força com os contos publicados por Isaac Asimov, Arthur C. Clark, Aldous Huxley e começou a ganhar críticas mais sérias apartir da corrida armamentista e as missões Apollo.
Confira alguns dos livros que se encaixam neste gênero:

O Médico e o Monstro
"As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino? Assim começa uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial. A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação. O escocês Robert Louis Stevenson é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial. Inexcedível no gênero de romances de aventuras, é autor de A ilha do tesouro, um dos livros mais célebres de todos os tempos (1883). O médico e o monstro é um clássico entre os clássicos de horror e mistério. Stevenson escreveu ainda O raptado, As aventuras de David Balfour, O morgado de Ballantrae, entre outros."
"A princípio, tratava-se de um pequeno conto sobre um jovem estudante suíço que
ambicionava criar um ser ideal, injetando vida a um corpo morto. Mais tarde, transformado em romance, tornou-se um marco na literatura do gênero. Frankenstein ou o Moderno Prometeu (Frankenstein; or the Modern Prometheus, no original em inglês), mais conhecido simplesmente por Frankenstein, é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva. O romance obteve grande sucesso e gerou todo um novo gênero de horror, tendo grande influência na literatura e cultura popular ocidental."
Até.
|
Eu não li o livro , mas já vi o filme Frankenstein , e outros que meio que se inspiraram nele , já o outro eu não conhecia.
ResponderExcluirEu já sabia o que era ficção científica , mas foi bom conhecer a história do gênero , e o criador dele....
Beijos
Ana *_*