Olá! Meu nome é Carolina Piovesan mas podem me chamar de Carol. Sou estudante de Biomedicina, amante de literatura e dona de uma loja online no Twitter (@ineedushop) de produtos fanmade kpop.

21/06/2014

[Resenha] - A Máquina de Contar Histórias por Maurício Gomyde

Olá, leitores!


Hoje é dia de resenha nacional! De um livro sensacional e de autor sensacional! Apresento a vocês: A Máquina de Contar Histórias escrito por Maurício Gomyde e publicado pelo Grupo Editorial Novo Conceito.

Gênero: Literatura Brasileira
Editora: Novo Conceito, selo Novas Páginas        
Autor: Maurício Gomyde
Páginas: 192
Classificação: 5/5 

Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias, o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde. 

Porque este livro
Quando recebi ele a primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa toda colorida e feliz. Segundo foi que o livro é do Maurício, autor que tenho um grande carinho. 



Enredo
Máquina de Contar Histórias vai nos apresentar a estória da “Família V de Verdade”. Uma família que aparentemente era normal: um Pai (Vinícius) escritor de romances românticos super famosos no mundo todo, uma Mãe (Viviana) arquiteta renomada, Valentina a filha de dezesseis anos, carinhosa companheira e a Vida a “fadinha” a filhinha mais nova. Todos viviam uma vida linda e maravilhosa cada um do seu modo até que Viviana descobre que tem Leucemia avançada.

O normal seria Vinícius colocar a esposa e as filhas em primeiro lugar de suas preocupações ajudando-a no que for necessário, mas não foi essa atitude que ele tomou, viciado em sua carreira de sucesso Vinícius com o passar do tempo abandonou a família e deixou Viviana sob os cuidados do hospital e de suas filhas, se ausentou nos momentos em que a esposa mais precisou. Durante quatro anos Vinícius seguiu pelo mundo em suas sessões de autógrafos, palestras e eventos de lançamentos, até que no lançamento do 11º livro ele recebe uma notícia que abalou seu universo, a morte de Viviana.

Odiado por sua filha, Valentina, Vinícius percebe o quão frio foi durante todo esse tempo, percebe que não foi um pai que as filhas mereceram e então toma a decisão que irá mudar a vida dos três. Ele está determinado a reconquistar o amor da filha, fazer jus ao título de “Família V de Verdade”.


Narrativa
Durante todo o livro vemos os acertos e erros que Vinícius tem nessa reconquista. Valentina “joga na cara” do homem que ela um dia chamou de pai que ele nunca foi e nunca será capaz de amar alguém, não da forma como ele expressa em seus livros com sentimentos falsos mas sim um amor puro e verdadeiro. Cada vez mais o homem percebe que sua tarefa será difícil.

Narrado pelo ponto de vista de Vinícius pude perceber a semelhança do personagem com o próprio autor. Não as semelhanças ruins mas as boas como por exemplo a publicação independente de seus livros (para quem não sabe o Maurício publicou os quatro livros anteriores a este com seu próprio dinheiro e a ajuda de amigos), outra semelhança foi a atenção com os leitores e blogueiros pois devo admitir que não vi nenhum outro autor nacional responder com tanta rapidez e atenção seus leitores. Tive a oportunidade de conhece-lo na Turnê Literária em 2012 e ele foi incrivelmente simpático e atencioso! 
#EsperoEncontrarNovemente!


Baú de Histórias



Conclusão
Tenho certeza que todos irão se encantar com A Máquina de Contar Histórias, o autor tem um poder de cativar o leitor do início ao fim e as reviravoltas as emoções que senti durante a leitura (nunca ri tanto quanto eu ri com a pequena Vida e nunca chorei tanto do que com os relatos da Viviana e o amor da Família V!) não tem preço. Obrigada Maurício por proporcionar isso :)

Não preciso dizer o quanto desejo que vocês leem este livro, a escrita é simples e singela porém o propósito e o significado de cada uma das coisas são inimagináveis!




Melhor Quote
“(...) A gente não aprende lendo, aprende vivendo. E a vida, por mais que uma quantidade enorme de pessoas acredite nisso, não é feita de métodos, fórmulas, dicas ou listas de recomendações. Ela é feita de sentimentos pelas pessoas que estão ao lado, ou por aquelas que estão longe, mas que, só por pensarem na gente, já fazem toda a diferença. (...)”

Quero parabenizar a Novo Conceito por trazer agregar ao time um autor deste porte! \õ/ 


Sobre o Autor

Livro cedido para resenha.













Maurício Gomyde nasceu em São Paulo e mora em Brasília. Tem quatro livros lançados de forma independente: O Mundo de Vidro; Ainda Não te Disse Nada; O Rosto que Precede o Sonho; Dias Melhores pra Sempre. A Máquina de Contar Histórias é o primeiro pelo selo Novas Páginas da Novo Conceito. Quer saber mais sobre ele? Visite o site pessoal: www.mauriciogomyde.com

10 comentários:

  1. Nunca tinha visto esse livro, mas a capa é linda demaaais, fiquei com vontade de ler !

    http://stayawake-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada dele mas assim que você disse que ele faz você rir eu fiquei curiosa pois não tem nada melhor que uma leitura divertida
    tem uma coluna no meu blog que eu adoraria que você participasse http://amolivroscomcafe.blogspot.com.br/2014/06/sua-estante.html

    ResponderExcluir
  3. ameiii a Resenha, quero muito ler este livro e agora quero mais rs, bjos e Parabéns pelo Blog lindo ;)

    http://conceitosline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei a capa!! Com certeza as capas mais coloridas sempre chamam mais atenção.
    Bela resenha, aliás, parabéns.
    http:/livroselinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. @Fernanda

    Fiquei louca quando abri a caixa e vi a capa Fernanda! Ela é sensacional e tem tudo haver com a estória!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. @Livros com café

    Eu já li Ainda Não te Disse Nada dele também, um livro muito bacana! Porém nada é melhor do que esse! <3

    Pode deixar que eu vou participar sim! Obrigada pelo Convite =]

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. @Aline Vicente
    Que bom que gostou Aline!
    Muito Obrigada =]

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. @Vitória Valeriano

    Vitória, capas coloridas são vida! Fico apaixonada por elas!

    Obrigada!
    Beijão!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião e ajude o Baú!

Total de visualizações de página

Leitores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *