Últimas

Post Top Ad

Your Ad Spot

27/01/2019

Em Águas Sombrias - Paula Hawkins

Trago meus comentários sobre o livro: Em Águas Sombrias escrito pela Paula Hawkins, publicado pela editora Record (2017).

     Autora: Paula Hawkins
     Editora: Record
     Ano: 2017
     Páginas: 364
     Na mídia: Skoob | Goodreads
     Compre: Amazon

Cuidado com superfícies muito calmas, nunca se sabe o que pode haver embaixo delas. Da mesma autora do best-seller internacional A garota no trem Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda. Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás. Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos...


Minha Opinião


Eu não costumo ler livros de suspense e com temáticas tensas, não me adapto bem. Tento em vista esse conhecimento, vocês imaginem como foi difícil iniciar a leitura deste que foi o elencado (por votação) para a leitura de janeiro/2019 do Clube do Livro Online o qual participo? 

Eu já havia lido livros com temática suicida, inclusive "As Virgens Suicidas" é um dos meus livros favoritos da vida, mas eu achava que este livro seria muito mais psicológico, o que não foi. Em Águas Sombras temos Nel e Jules Abbot, duas irmãs com um histórico de desavenças e relações frágeis/conturbadas uma com a outra e Lena Abbot, filha adolescente da falecida Nel. 

Uma coisa que a principio achei que iria me atrapalhas foram as diferentes personagens narrando a história a cada capítulo. Eu geralmente me estresso pois os autores tem o ligeiro costume de contar muito sobre a vida individual destes personagens (ou pior, quando recontam trocentas vezes a mesma cena) e acaba que não sobra tempo para o "plot" em si. Neste livro foi bem diferente. Hawkins soube balancear e fazer com que estes diferentes personagens apenas agregassem conteúdo significativo a trama principal mas ao mesmo tempo, nos mostra outros "seios familiares", outras vivências e situações que fogem do "Jules + Lena e por fim  Nel que acabou com a própria vida no Poço".

Quando alguém morre dessa forma, a pergunta que todo mundo se faz é por que? Por que fariam uma coisa dessas? Por que tirariam a própria vida quando tinham tantos motivos para viver?

Este livro além de tratar sobre as mortes na pequena cidade de Beckford, trata questões que estão muito em pauta nos dias atuais: transição da fase criança/adolescente para a fase adulta,  abuso sexual, e principalmente a violência e desprezo contra a mulher (é, fruto do machismo mesmo).

(...) - É, sim. É igual a quando uma mulher tem um caso. Por que a esposa sempre odeia a outra mulher? Por que não odeia o próprio marido? Ele ele quem a traiu, foi ele que jurou amá-la e cuidar dela e não sei mais o que para sempre. Por que não é ele que é empurrado de cima da porra de um penhasco? (...)

Acabou que eu me identifiquei muito com Nel, essa vontade de investigar o real motivo que levou as mulheres terminarem como "nanadoras" daquele lugar, daquele rio tão frio, me fascinou.

Mas vamos lá: será que nesta investigação Nel encontrou algo secreto, comprometedor e teve de ser silenciada?

(...) mas as histórias dos adultos eram cheias de crueldades idiotas: criancinhas impedidas de entrar na escola porque tinham a cor de pele errada, gente surrada ou morta por adorar o deus errado. (...)


Faço menção honrosa ao Poço dos Afogamentos, um local não fictício onde ha muitos anos, mulheres acusadas de bruxaria eram amarradas e "mergulhadas" para tirar a prova real, o veredito da acusação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião e ajude o Baú!

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas