Últimas

Post Top Ad

Your Ad Spot

17/06/2014

[Resenha] O Bom Crioulo, Adolfo Caminha


Título: O Bom Crioulo
 Autor: Adolfo Caminha 

Bom noite gente!

     Primeiramente queria dizer que eu ainda existo Rs Estive bem atolada com os estudos e o curso e deixei o blog um pouco de lado, mas prometo me manter mais..  Essa semana minha professora de Língua Portuguesa pediu pra cada equipe ler sobre uma obra da Federal (UFPR) e a minha foi a obra “O Bom Crioulo”                                                 escrito pelo Adolfo Caminha.


       Aparentemente literatura clássica é o terror de todos, mas sacrifícios são necessários principalmente se você vai prestar vestibular ou fazer a prova do ENEM.
Pensando nisso irei fazer um resuminho da história não com palavras tão sofisticadas como as que Adolfo usava mas tentarei  passar meu ponto de vista.

     Então , a historia gira em torno do ex escravo e marinheiro Bom Crioulo, um homem que logo de cara começa levando um surra de chibata e isso se deu por razão do seu vicio, a bebida. Ate conhecer o grumete (grumete é uma espécie de aprendiz de marinheiro, faz todo o trabalho que os auxiliem , faz limpeza...) com o nome de Aleixo, um jovem bonito, atraente , Bom Crioulo se encanta com o rapaz, e depois de um certo tempo de amizade Bom-Crioulo aluga um quarto na cidade do Rio de Janeiro em uma das paradas do navio, na pousada de D. Carolina, uma senhora gorda amiga de Bom Crioulo. Os dois marcam  de se encontrarem e ficarem juntos em seu quarto.Até que ele é submetido a sair do  mesmo navio que Aleixo e ir trabalhar para outra companhia , o que gera conflito e rompe a convivência que tinha com seu amado. Aleixo (na minha opinião um  mauricinho interesseiro) começa a ter um caso com D. Carolina e Bom crioulo trabalhando de sol a sol no navio, até que fica doente e tende a ir ao hospital onde passa algumas noites até vir a visita de Herculano (um grumete que trabalhava no mesmo navio que Aleixo) que avisa-o que Aleixo esta tendo um caso com uma mulher. Bom crioulo mesmo doente sai do hospital e topa com Aleixo e tão decepcionado e amargurado com o amado se toma pela ira e acaba cometendo uma loucura. Depois de minutos só se vê ao redor do corpo muitas pessoas, curiosas, querendo ver o que se passa.

     Acredito que Bom Crioulo teve suas razões, não que há razões para a morte e longe de mim fazer apologia a violência, mas para um homem que ama de verdade e não é correspondido uma loucura como essa é até entendida. E a dor que deve ter se passado com ele compensa o que ele fez, uma dor que ele vai carregar até o fim de sua vida. Achei o livro bem interessante, ainda mais com um tema que é tão atual , como a homossexualidade e as loucuras por amor, obviamente temas polêmicos, mas que valem a pena ser lidos e entendidos. Recomendooo! 

4 comentários:

  1. Parece ser uma obra que vale à pena ser lida. E com certeza é interessante o fato de que o autor abordou um tema que é tão polêmico nos dias de hoje, imagine naquela época em que foi escrito.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    Obrigada pela visita feita ao meu blog e já estou te seguindo por aqui (também já curti a sua fanpage).

    ResponderExcluir
  2. Juro para você que não conhecia esse livro. Parece ser muito interessante principalmente por causa da abordagem a esses temas ditos como polêmicos.
    Curti demais a indicação!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Realmente vale Flávia, e eu também achei bem interessante, pra muitos literatura clássica é um horror, mas as historias são assim que são compreendidas!! Obrigada pela visita!!


    ResponderExcluir
  4. Eu também não conhecia Luara, e um tema como a homossexualidade é muito polêmico, e te garanto que deveria ser polêmico pra época também! Obrigada pela visita! Beijoss

    ResponderExcluir

Dê sua opinião e ajude o Baú!

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas